É normal ter ansiedade em alguns momentos da vida, mas quando ela se torna frequente e muito intensa, é um sinal de que você precisa de ajuda para lidar com ela. Afinal, quantas vezes ela já atrapalhou seu desempenhou ou estragou algum momento especial?

Entenda o que é, seus sintomas e como tratá-la.

O que é ansiedade?

A ansiedade é uma emoção natural do ser humano, está ligada à preocupação, nervosismo e medo. No entanto, quando se torna frequente ou incontrolável, evoluindo e atrapalhando o seu dia a dia, pode se tornar uma patologia.

A ansiedade pode trazer um desequilíbrio a pessoa, causando sensação de angústia e insegurança. Pode provocar sintomas físicos como taquicardia, falta de ar, tonturas, entre outros. Impacta diretamente a parte cognitiva, assim como comportamental e social do indivíduo.

A ansiedade está relacionada ao medo, mas devemos saber diferenciar para tratá-los da forma adequada. O medo é uma resposta a um perigo imediato observado, enquanto a ansiedade é a antecipação de uma ameaça futura, um pressentimento que gera tensão.

Sintomas

A ansiedade pode desencadear sintomas psicológicos e físicos. A manifestação deles varia de pessoa para pessoa.

Ansiedade: Sintomas psicológicos

• Irritabilidade;

• Insônia;

• Alteração de memória;

• Preocupação excessiva;

• Dificuldade para se concentrar;

• Medo constante;

• Sensação de que algo ruim vai acontecer;

• Sentir-se prestes a perder o controle;

Ansiedade: Sintomas físicos

• Dificuldade para respirar;

• Dores no peito;

• Tremor nas mãos;

• Agitação de pernas e braços;

• Tensão e dores musculares;

• Tontura;

• Enjoos e vômitos;

• Dores de cabeça;

• Queda de cabelo;

• Perda ou aumento de apetite;

• Boca seca.

A quantidade e constância desses sintomas, causam um prejuízo significativo na qualidade de vida do indivíduo e em suas relações sociais.

Ansiedade: como controlar?

Várias estratégias podem ser adotadas, por isso é importante identificar sua causa e qual o método mais eficaz.

Mudanças na rotina costumam ter impactos muito positivos em seu tratamento, tais como:

• Ter uma rotina do sono de qualidade;

• Realizar atividades que lhe proporcione prazer;

• Diminuir cafeína, açúcar e processados;

• Atividade física;

• Meditação e relaxamento;

• Uso de técnicas de respiração;

• Terapia psicológica.

A terapia é indispensável no tratamento da ansiedade. É durante as sessões que você e o psicólogo vão identificar os “gatilhos” e criar ferramentas específicas para você, além das dicas práticas aqui sugeridas.

Na terapia as causas poderão ser identificadas, assim como a avaliação sobre a necessidade de recursos medicamentosos.

Além do uso de estratégias para diminuir os sintomas, também serão trabalhados os gatilhos que a desencadeiam e como lidar com ela, a fim de que a ansiedade não mais domine a sua vida.

Conclusão

Você se identificou com esse texto? Não hesite em pedir ajuda e começar, o quanto antes, sua terapia psicológica e melhorar sua qualidade de vida.

Se ainda tiver dúvidas sobre ansiedade, entre em contato. Mande uma mensagem no WhatsApp ou agende sua consulta aqui no site.