Você já se perguntou para que serve a terapia? Hoje em dia, a pauta sobre saúde mental é muito mais discutida do que alguns anos atrás, mesmo assim, muitas pessoas ainda acreditam que para fazer terapia a pessoa precisa ter algum tipo de transtorno ou “problema”. Bom, elas não poderiam estar mais enganadas...

Muitas vezes não é apenas esse estereótipo negativo que impede as pessoas de procurarem um psicólogo, mas também a falta de conhecimento sobre como a terapia pode ajudar no dia a dia, aliviando sintomas como estresse, desmotivação, baixa autoestima, problemas no relacionamento, entre outras situações que prejudicam a qualidade de vida.

Quer saber para que serve a terapia? Acompanhe o texto e conheça situações que você pode se identificar!

Terapia: para que serve?

Através de conversas periódicas, a terapia pode tratar problemas psicológicos que prejudicam a rotina e o desenvolvimento dos pacientes e que, muitas vezes, eles nem percebem e além disso melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Ansiedade, tristeza e raiva são emoções inerentes ao ser humano, mas quando elas começam a atrapalhar e a impedir tarefas simples, como estudar, fazer atividades, lidar com os colegas de trabalho, entre outros, é sinal de que a pessoa precisa aprender a lidar com elas para não se deixar dominar pelas emoções.

Esses quadros, precisam ser observados e tratados para que não sejam agravados, gerando outros sintomas e doenças, além, disso, a má administração desses sentimentos podem causar doenças psicossomáticas, quando as emoções afetam o funcionamento do corpo.

Por que fazer terapia?

Como já ficou claro, a terapia traz diversos benefícios para o dia a dia de qualquer pessoa em diversas situações; seja em casos de transtornos psicológicos, seja para ajudar o paciente a lidar com alguma dificuldade — se relacionar, por exemplo — ou a promover o autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. Independentemente da situação, a terapia ajuda a ter uma vida mais leve e saudável.

O processo psicoterapêutico nem sempre é fácil e exige comprometimento do paciente para que seja efetivo.

A seguir, confira um breve resumo de alguns exemplos dessas situações.

Depressão

As pessoas podem perceber que algo está errado ao se depararem com uma sensação de vazio, tristeza ininterrupta, irritabilidade, falta de motivação e alterações de sono ou apetite.

Esses sintomas podem ser sinais de uma depressão ou o caminho para que ela surja, caso a pessoa não lide com esses sentimentos.

Aos primeiros sinais de que esses sintomas estão durando por muito tempo, devemos procurar um psicólogo ou psiquiatra para avaliar e fazer um diagnóstico e tratamento adequado.

Ansiedade

Ter ansiedade é algo comum ao ser humano, como por exemplo antes de um evento importante, mas quando a vivenciamos de forma mais intensa ela pode comprometer nossa saúde mental.

Se perceber que sua ansiedade está prejudicando na sua qualidade de vida é sinal de que você precisa de ajuda para lidar com ela.

Traumas

O trauma pode ocorrer por diversas razões e desencadear reações diferentes em cada pessoa. Alguns dos sintomas provenientes de traumas são: pesadelos, flashbacks, ansiedade, tristeza, culpa ou ausência de qualquer emoção, como se sentir entorpecido.

A psicoterapia ajuda o paciente a compreender e ressignificar os eventos traumáticos.

Estresse

Se você precisa lidar diariamente com situações estressoras, seja por problemas em casa ou pela pressão do trabalho ou estudo, começar a terapia vai te ajudar a encontrar o equilíbrio emocional.

O estresse pode resultar em má qualidade de vida e além disso, causar doenças psicossomáticas.

Ele é desencadeado por acontecimentos externos que, muitas vezes, você não pode controlar. Mas mudar a forma como você enxerga e lida com a situação também muda como você se sente sobre ela.

Baixa Autoestima

A baixa autoestima pode atrapalhar todas as áreas da vida, desde relacionamentos até a área profissional.

Alguém com baixa autoestima tem tendência a evitar situações para se proteger de críticas negativas e frustrações, escolhendo se isolar ou manter uma postura agressiva para afastar as pessoas.

O oposto também pode acontecer, quando alguém procura agradar os outros a ponto de negligenciar suas próprias vontades.

Se você se identificou com a situação, saiba que a terapia vai te ajudar a ressignificar suas experiências e a construir um novo olhar sobre si mesmo. Consequentemente, você conseguirá desenvolver seus relacionamentos de forma saudável, bem como sua vida profissional.

Desenvolver metas e planos

A infinidade de escolhas que a vida oferece pode ser intimidadora. Por causa disso, muitas pessoas não sabem o que querem, não conseguem escolher um caminho ou mesmo com um objetivo, não sentem motivação para tirar os planos do papel.

A terapia vai te ajudar a encontrar essas respostas dentro de si. Também, a entender o motivo da sua confusão e remover seus bloqueios.

A partir disso, você conseguirá encontrar seus sonhos, estabelecer as metas e, finalmente, realizar seus planos.

Conclusão

Viu como a terapia pode ajudar qualquer pessoa a ter uma vida mais feliz e com mais qualidade? Caso você tenha questões que precisam ser trabalhadas, a terapia também pode auxiliar você.

Se ainda tiver dúvidas sobre o assunto, entre em contato. Mande uma mensagem no WhatsApp ou agende sua consulta aqui no site para realizar sua terapia em Santos ou online.